Notícias do dia

Músico Champignon é encontrado morto em sua casa em SP

Champignon após saber da morte de Chorão em março. (Foto: Alex Falcão/Futura Press/Estadão Conteú...

Petrobras foi alvo de espionagem de agência dos EUA, aponta documento

Novos documentos classificados como secretos e que vazaram da Agência de Segurança Nac...

Carro sai da pista e deixa dois feridos na BR-101, região sul da Bahia

Vítima ficou com estaca presa ao peito na BR-101(Foto: Danuse Cunha/Itamaraju Notícias) Um carro...

Jovens dizem ter sido presos mesmo após PM ver que não tinham máscara

No B.O. que registra detenção de dois manifestantes, PM afirma ter repassado aos superiores a ...

‘Porque eu quis’, diz PM questionado por jogar gás em jovens no DF; veja

Página em rede social mostra capitão da PM que jogou gásem manifestantes (Foto: Facebook/Reproduç...

Ultimos posts
09 Set 2013

Músico Champignon é encontrado morto em sua casa em SP

Champignon após saber da morte de Chorão em março. (Foto: Alex Falcão/Futura Press/Estadão Conteú [...]

08 Set 2013

Três pessoas morrem em acidente de trânsito na BR-280 em Corupá

Três pessoas morreram em um acidente de trânsito na BR-280 em Corupá, no Norte de Santa Cata [...]

08 Set 2013

Inflação oficial volta a acelerar e fica em 0,24% em agosto, mostra IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, po [...]

Entretenimento

Prestes a fazer 80 anos, Serguei ganha campanha em busca de ajuda

Serguei durante o Rock in Rio IV, em 2011 (Foto: Marcos Serra Lima/EGO) Lenda viva do rock brasileiro, Serguei quer comemorar ...


Tecnologia

economia

Inflação oficial volta a acelerar e fica em 0,24% em agosto, mostra IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do g...

Mundo

Cinco pessoas são encontradas degoladas em casa no México

Membro do serviço forense examina faca na cena do crime em Zapopan, no México (Foto: Hector Guerrero/AFP) Um casal, seus dois filhos a...

Imagens

Inflação oficial volta a acelerar e fica em 0,24% em agosto, mostra IBGE

Variação mensal do IPCA em agosto (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo, voltou a acelerar, passando de 0,03% em julho para 0,24% em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa divulgada nesta sexta-feira (6).
Com o resultado de agosto, segundo oIBGE, o IPCA acumulado no ano ficou em 3,43% e, em 12 meses, em 6,09% - seguindo dentro da meta de inflação do governo federal, que permite o IPCA oscilar entre 2,5% e 6,5%.
 Seis dos nove grupos de gastos analisados pelo IBGE mostraram aceleração em relação a julho. O grupo de alimentação e bebidas registrou variação de 0,01% (praticamente estável) em agosto, depois de recuar 0,33% no mês anterior. De acordo com a pesquisa, o leite longa vida, mesmo registrando variação menor frente a julho (de 5,06% para 3,75%) liderou o ranking dos principais impactos do mês, junto com a refeição consumida fora de casa, que passou de 0,21% para 0,76%.
Na análise dos produtos que tiveram seu preço reduzido em agosto, o destaque ficou com a cebola, que ficou 22,84% mais barata, "o mais expressivo impacto para baixo".
O grupo de gastos com vestuário,cujos preços tinham recuado em julho, voltou a mostrar taxas positivas em agosto: de -0,39% para 0,08%. O IBGE atribui essa diferença de um mês para outro devido ao "início da nova coleção no mercado, que ainda convive com as liquidações da estação anterior". Dentro desse grupo, o que mais subiu foi o preço de roupas infantis, que passaram de - 0,35% em julho para 0,72% no mês seguinte.
Os artigos de residência apresentaram o resultado mais alto, com 0,89%, após ter registrado 0,28% em julho, com destaque para itens eletrodomésticos (de 0,13% em julho para 1,43% em agosto), mobiliário (de 0,22% para 1,22%) e consertos de equipamentos domésticos (de –0,11% para 1,16%).
Seguiu o mesmo comportamento o grupo de saúde e cuidados pessoais, que subiu de 0,34% em julho para 0,45% em agosto, cujas maiores influências vieram de serviços médicos e dentários, que foram de 0,67% para 1,37%, respectivamente.
O grupo educação, que havia apresentado 0,11% de variação em julho, subiu para 0,67%. Dentro desse grupo, o IBGE destaca os cursos regulares e os diversos (informática, idioma, etc).
No grupo habitação, a variação de 0,57% foi a mesma registrada no mês anterior. Reduziram suas variações os grupos comunicação (de 0,20% para 0,02%) e despesas pessoais (de 1,13% para 0,39%).
Evolução do IPCA acumulado em 12 meses (Foto: Editoria de Arte/G1)
"Nas despesas pessoais, a redução pode ser atribuída aos rendimentos dos empregados domésticos, que foram para 0,53% após alta de 1,45% no mês de julho, além do item recreação, cuja taxa foi de 1,25% em julho para 0,80% em agosto".
Queda
Já os transportes continuaram em queda, mas menor em relação a julho, passando de 0,66% para 0,06%. As tarifas dos ônibus urbanos recuaram 0,20% - queda abaixo da verificada em julho, de 3,32%. "Considerando os dois últimos meses, as tarifas dos ônibus urbanos ficaram 3,51% mais baratas", diz o IBGE, em nota.
INCCNa análise regional, o maior foi registrado em Brasília (0,46%) e o menor, em Fortaleza (-0,11%).
Também conhecido nesta sexta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) variou 0,16% em agosto, acima do resultado de julho (–0,13%). No ano, acumula alta de 3,33% e, em 12 meses, de 6,07%.
Dentre os índices regionais, o maior foi o de Goiânia (0,45%) e o menor, de Fortaleza (-0,10%)

Nenhum comentário :