Quem usa pouco a conta corrente pode movimentar a conta sem precisar pagar tarifas aos bancos. Ninguém pode ser obrigado a contrata um pacote de serviços e nem o banco pode garantir que o seu cartão não vai ter anuidade. Veja essas dicas importantes.
1- Serviços grátis
Esse direito é assegurado a quem movimenta pouco a conta ou poupança e, por isso, precisa de poucos serviços. Os clientes com esse perfil não precisam contratar um pacote de tarifas, já que os bancos são obrigados a oferecer uma quantidade mínima de serviços sem cobrar , como cartão de débito, no mínimo quatro saques e duas transferências por mês e até dois extratos e dez folhas de cheque a cada 30 dias.
2- Ninguém é obrigado a aceitar pacotes de serviço
O banco que tentar obrigar o cliente a adquirir um pacote de serviços na hora de abrir a conta está cometendo uma infração. Tudo bem que os funcionários podem fazer a oferta, mas é obrigação do banco informar quais são os pacotes existentes e seus preços.
3- Não há como garantir que cartão não terá anuidade
Tudo bem que essa é uma oferta pra lá de tentadora, mas a verdade é que a anuidade grátis só vale para o primeiro ano de utilização. A partir daí, o cliente precisa ligar para a operadora e pedir o cancelamento do cartão ou desconto no valor.
4- Cobrar tarifa de abertura de crédito é probido
Essa é uma das regras que ainda deixa muita gente confusa. Mas desde 2008 o Banco Central criou normas para o setor e proibiu a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito), que era cobrada quando o cliente pedia um empréstimo. O que os bancos podem fazer é cobrar pela confecção de cadastro do cliente quando ele for abrir a conta, e pela renovação uma vez por ano.
5- Bancos não podem enviar cartões sem consentimento
Essa prática já foi mais comum no passado. Mas mesmo agora que já está todo mundo mais esclarecido (inclusive as operadoras), vale a pena prestar atenção nesse ponto. O envio de cartão de crédito sem que o consumidor tenha solicitado é uma prática antiga e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, apesar de continuar a ser feito por algumas operadoras e instituições. Mesmo que digam pra você que o cartão só tratá despesas se for usado, se ele for roubado ou perdido você pode ter problemas. Na dúvida, melhor ficar sem, né?
Nenhum comentário :